A utilização de equipamentos agrícolas implica determinados procedimentos a ter em conta não só na operação, mas também nas ações de verificação, manutenção e armazenamento. Estas ações devem ser executadas com rigor, pois condicionam diretamente o desempenho, a durabilidade dos materiais e a segurança dos operadores, das culturas e do meio ambiente.
O período de vida útil dos equipamentos está diretamente relacionado com limpeza imediata após o uso, calibração regular, inspeção de peças e armazenamento em local seguro, seco, ventilado e longe de produtos químicos. A limpeza remove resíduos corrosivos e garante a eficácia da próxima aplicação, enquanto a manutenção preventiva prolonga a vida útil do equipamento e garante a segurança, para além de ser um pressuposto para os termos de garantia do fabricante.
Os manuais de utilizador informam acerca das tarefas de manutenção e os intervalos definidos.
MANUTENÇÃO
Limpeza diária: Lavar o equipamento imediatamente após cada uso com água limpa ou um produto de limpeza apropriado.
Verificação: Faça inspeções regulares e eventuais ajustes ao fim de cada dia de trabalho. Ao colocar o equipamento em funcionamento, ao fim das primeiras 10 horas e a cada 50 horas de trabalho deve-se inspecionar os elementos hidráulicos. Os níveis de óleo das bombas e caixas de transmissão devem ser inspecionados todos os dias. Para com os elementos de contacto direto com os produtos, sejam eles fitofármacos ou fertilizantes, sejam eles líquidos ou sólidos, tenha especial atenção aos ruídos e corpos estranhos, folgas, danos ou fugas e substitua ou repare sempre que necessário. Estruturas metálicas, elementos de fixação (porcas e parafusos), elementos de engate ao trator (olhais e cavilhas), tubagens e acessórios de água e/ou óleo e sistemas de transmissão de potência (cardans) devem ser alvo de verificação semanal, no mínimo.
Calibração: Calibre os equipamentos no início de campanha, sempre que trocar componentes ou produtos a aplicar e após qualquer manutenção no sistema. Uma inspeção periódica durante a campanha é também recomendada.
Lubrificação: Siga as recomendações de lubrificação para garantir um bom funcionamento. Diariamente os pontos de lubrificação (Grasser) e, a cada 100 horas, as calhas de deslizamento, chumaceiras e rótulas.

ARMAZENAMENTO INVERNAL
Quando termina a época de utilização dos equipamentos e antes de os armazenar, deve ter em conta determinados aspetos de forma a prolongar a vida útil do equipamento. Os resíduos provenientes dos produtos químicos podem danificar seriamente certos componentes.
Para manter os equipamentos, em especial os pulverizadores, operacionais e os componentes intactos, sugerimos o seguinte procedimento:
Limpar completamente os equipamentos, por fora e por dentro;
Substituir vedantes eventualmente danificados e reparar eventuais fugas;
Drenar por completo a água limpa dos depósitos, circuito de água, bicos, etc.;
No depósito principal, colocar uma mistura de anticongelante de cerca de 50 litros, constituída por 1/3 de anticongelante para automóveis e 2/3 de água limpa;
Fazer com que o líquido percorra todo o circuito de água até sair através dos bicos de pulverização. O anticongelante também evita que os O-rings, vedantes, membranas, etc., fiquem ressequidos;
Lubrificar todos os pontos de lubrificação, independentemente dos intervalos indicados;
Quando o pulverizador estiver seco, remover a ferrugem de possíveis riscos ou danos na pintura e retocar a pintura;
Aplicar uma camada fina de óleo anti corrosão em todas as peças metálicas. Evitar aplicar óleo nas peças de borracha, mangueiras e pneus;
Guardar os dispositivos eletrónicos secos e limpos num ambiente sem condensação;
Limpar as válvulas de engate rápido do circuito óleo-hidráulico e colocar as tampas de proteção contra poeiras;
Aplicar massa lubrificante em todas as hastes dos cilindros hidráulicos que não estejam totalmente recolhidas, para proteger contra a corrosão;
Aplicar líquido de proteção nos pneus para evitar que a borracha fique ressequida;
Guardar os equipamentos em local seco e ventilado e se possível, cobri-los para proteger de poeiras e humidade;

PÓS ARMAZENAMENTO INVERNAL
- Retirar a cobertura;
- Ajustar a pressão dos pneus;
- Limpar a massa ou óleo lubrificante aplicado sobre as superfícies metálicas;
- Ligar o equipamento e os dispositivos de comando ao trator;
- Verificar todas as funções elétricas e hidráulicas;
- Esvaziar o anticongelante ainda armazenado no depósito e restante circuito;
- Limpar todo o circuito com água limpa;
CUIDADOS ADICIONAIS
- Utilizar sempre Equipamento de Proteção Individual (EPI) adequados, como luvas, máscara e óculos de proteção, durante o uso e a limpeza para evitar o contato com produtos químicos.
- Descartar a água de lavagem em locais apropriados, evitando cursos de água, poços ou áreas de captação.
- Utilizar apenas peças de reposição e acessórios originais do fabricante para evitar danos e garantir a segurança.